Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

domingo, outubro 22, 2006

Arrogância Autoral

Tendo completado três semanas de Fnac, minhas experiências entre livros tem sido na sua maioria muito recompensadoras. Uma coisa muito interessante na politica da Fnac é que o cliente deve se sentir a vontade na loja e nós atendentes somos instruídos a buscar a melhor solução para cada pessoa que entra na loja, conversando e descobrindo o que cada um deseja.

Eis que outro dia estava atendendo normalmente quando chegou até o balcão um senhor de cabelos brancos que imediatamente se identificou como autor. Eu claro, não querendo perder a oportunidade, acabei puxando assunto para saber um pouco mais sobre ele enquanto este esperava um dos meus coordenadores para conversar. Logo ele me falou que já havia escrito vários livros de vários assuntos (não que tenha especificado nenhum) e no momento em que comentei que era um autor iniciante adquiri a incrível capacidade de me tornar invisível.

Não vou divulgar o nome do autor por duas razões simples, a primeira é uma questão de ética e a segunda é que ele é tão famoso, mas tão famoso que até aquele momento eu nunca sequer havia ouvido falar dele. Tendo ignorado o que eu havia lhe falado, o Sr autor prosseguiu dizendo que havia lançado todos os seus livros no programa do Jô e que um deles havia ficado dez semanas entre os mais vendidos da revista Veja.

Para concluir o seu monólogo comigo, ele me disse que tinha de valorizar seu trabalho e que não entregava seu original na mão de nenhuma editora a menos que lhe adiantassem R$10.000 de cara. Ele ainda me disse que estava com um original sensacional nas mãos, uma história extremamente original e inovadora e que ainda não havia encontrado uma editora para publicar.

O homem então passou a conversar com meu supervisor, perguntando sobre a exposição de seu livro e se ele estava sendo bem vendido. Acho que a conversa deles durou uns quarenta minutos, mas nesse momento eu já estava ocupado trabalhando e não ouvi mais o que aconteceu. Depois que o homem saiu da loja, por pura curiosidade fui verificar no sistema todos os livros dele e todas as grandes editoras que ele já havia publicado e ao final encontrei apenas dois livros de editoras que não eram nenhuma Companhia das Letras.

Num mercado editorial tão difícil como o nosso, onde poucos autores alcançam um sucesso relativo fico pensando o que faz uma pessoa achar que é melhor do que as outras. Escrever um livro é um desafio árduo, mas isso não torna nós escritores melhores ou piores do que ninguém.

Sonho em um dia me tornar um escritor conhecido e porque não respeitado por meu trabalho, mas duvido sinceramente que vá chegar ao ponto de almoçar atum e arrotar salmão. Certa vez eu disse a alguns amigos que se em algum momento de minha vida eu passar a me preocupar mais com a imagem do que com o conteúdo, que por favor tomem alguma providência e me internem (ou me surrem até eu voltar a realidade).

Assim como vendo livros para crianças e busco estimula-las a ler e a quem sabe escrever um dia, espero que as experiências que venho passando (muitas relatadas aqui) possam um dia ajudar um autor iniciante como eu a realizar seu sonho. Que seja eu um dia num balcão de livraria, sendo interpelado por um autor iniciante em busca de conselhos e que eu possa, mesmo que rapidamente, passar um pouco do que experimentei ao longo dos anos.

2 Comments:

Blogger Ana said...

Claudio, você está certíssimo. Há gente muito arrogante, muito mesmo. Deus me livre de um dia ficar assim ou mesmo parecer. Quero sempre ser acessível, ajudar no que puder, e não fazer bazófia das minhas realizações, por maiores que sejam. Estamos aqui para nos ajudar e não para nos gabar perante os outros.

Boa sorte em suas batalhas!

Abraços, Ana

2:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como existem pessoas escrotas nesse mundo. Meu Deus. Esse é o tipo de gente que não devemos nem dar atenção...
Qd vai pra outra loja?

Bjs

5:35 PM  

Postar um comentário

<< Home