Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

domingo, setembro 03, 2006

O Nascimento de uma Personagem

Estava relendo o post da semana passada e acabei percebendo que não fui muito claro e até um pouco injusto sobre as origens da minha personagem, a Colleen, e achei que seria legal esclarecer tudo essa semana.

Colleen não nasceu como um personagem de NWN (Neverwinter Nights), suas origens remontam alguns anos antes e sua criação foi tudo menos simples. A história começa mesmo antes de Jonathan (protagonista do primeiro livro) nascer para a literatura.

Em 1999, eu conheci Ana Beatriz, que viria a se tornar minha musa, companheira de sonhos e de realidades também. Ela é irmã de um outro grande amigo cujo apelido é Gangrel e que como eu faz parte da Turmaluka (grupo de amigos virtuais que mudou minha vida e que falarei oportunamente).
A questão é que nesse grupo, ninguém se conhece pelos nomes próprios e logo ficou claro que a Aninha precisaria de um apelido a altura. Sem saber de onde tirar as idéias, sentamos na cama e eu abri uma grande pasta de cards chamados Spellfire. Ali comecei a folhear as páginas, sugerindo diversos nomes para que ela escolhesse. Ao final de muita procura e duas cartas depois, o apelido estava criado e assim nascia Colleen Northwind.

Anos depois, acabamos nos envolvendo em um grupo de live actions (RPGs ao vivo) chamado Graal onde teriamos de criar personagens para participar dos jogos. Foi nessa ocasião que nasceu Jonathan Devilla, meu alter ego e futuro protagonista de meu primeiro livro. Aninha acabou optando por usar seu apelido, dando a Colleen sua primeira caracteristica, o fato de ser uma pirata.

Junto com Colleen, nasceu Melleen, sua irmã quase gêmea (personagem que a Aninha usou nos primeiros jogos como forma de se acostumar ao jogo) e que diferente da pirata era uma moça mais bem educada. Para esse jogo, criamos uma história (que foi muito alterada depois) mas que lançou as bases para que essas duas personagens deixassem de ser apenas nomes para se tornarem pessoas reais.

Foi somente depois disso, por volta de 2001, quando já trabalhava no livro de Jonathan é que resolvi usar Colleen como personagem de um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) e que acabei por desenvolver algumas peculiaridades dela como seu sarcasmo e suas relações com outras personagens.

Esse post serve para mostrar como o nascimento de um personagem pode ser conturbado, repleto de curvas e desvios que não esperamos. Acho que são essas linhas tortas onde é escrita a sua história que os torna tão apaixonantes e tão vivos para mim. Eu consigo imaginar Colleen e Jonathan perfeitamente em minha mente. Adoraria poder sentar com eles em uma mesa e conversar por horas a fio sobre suas aventuras. Talvez seja essa vontade que torna o ato de contar uma história algo tão fascinante. É como a adrenalina de se andar em uma montanha russa, uma vez viciado nela você não quer mais parar.