Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, julho 31, 2006

Tudo O Que Sei, É Que Nada Sei

Outro dia estava assistindo a um programa especial do History Channel (abençoado seja o dia em que entrastes em minha tv a cabo) sobre os Piratas do Caribe. Como devem imaginar, esse programa me chamou muita atenção pois seria mais uma grande oportunidade de reunir dados e informações para o livro que estou trabalhando atualmente.

Após quatro horas de programa (dividido em dois dias e devidamente gravado) comecei a ficar assustado de quanto meu conhecimento sobre o assunto é limitado. Verdade seja dita, apesar de sempre ter adorado os navios de madeira, eu nunca havia realmente me dedicado a ler sobre o assunto. Até o ano passado eu sabia pouco sobre a história dos piratas. Para mim eles eram bandidos de olho de vidro, perna de pau e papagaio no ombro. Eu sabia que eles rondavam lá os lados do caribe e que enterravam seus tesouros marcando X em seus mapas. Nada poderia estar mais longe da verdade.

É fato que dois livros depois: Piratas, uma História de Roubos e Crimes de Piratas Famosos e A Viagen do Pirata Richard Hawkins e com um um terceiro em processo de leitura, hoje estou mais instruido sobre o assunto, o que me deixa feliz ao perceber que é possivel escrever sobre piratas sem tantos clichês. Ao mesmo tempo me sinto cada vez mais burro e com aquela sensação incômoda que não vou ser capaz de escrever uma história de piratas digna do que essa época representou.

Tudo bem que em meu mundo, eu dito as regras e que um universo fantástico permiet uma série de saídas engenhosas e interessantes para problemas aparentemente insolúveis, mas como criar algo que coloque o leitor na pele de meus personagens, que faça o experimentar as emoções de uma vida no mar; emoções essas que experimentava em minhas brincadeiras de criança.

Colleen se tornou uma personagem muito querida e é quase como se fossemos velhos amigos. Consigo imagina-la sentada ao meu lado, com seu lenço na cabeça e alfange na cintura, me contando suas aventuras enquanto as escrevo no computador. Só temo sinceramente desaponta-la quando contar sua história.

Minha namorada (e inspiração para minha personagem) me aconselhou a pesquisar e aprender mais sobre o assunto. Ler outros livros, fuçar na internet e é isso mesmo que pretendo fazer.

Estipulei um prazo a mim mesmo de tentar acabar esse livro até o final do ano e cada dia que passa eu duvido que vá efetivamente conseguir. Ano que vem sairá nos cinemas o Piratas do Caribe 3 e eu preciso aproveitar essa brecha para por meu livro no mercado. Que os deuses dos mares me ajudem nessa empreitada.

4 Comments:

Blogger Ana said...

Eles vão sim...! Pode crer que vão.

Os links que você citou são para textos seus? Onde estão? Quero muito ler alguma coisa sua.

O Antonio Luiz fez críticas bem grandes a um conto meu, construtivas é verdade, mas fiquei meio murchinha. Você se disporia a ler também e me dizer o que acha?

Abraços, bons ventos levem teu livro rumo ao sucesso!

Ana

3:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pelão, eu tenho certeza que seu livro será um sucesso. Tira essa história de medo da cabeça pq eu sei que seu trabalho é bom. Go ahead e dps me manda o original desse livro tb. Prometo que eu lerei, rs... Ahn.. melhor ficar quieta!

Beijos,
Babi

9:04 PM  
Blogger Marti said...

A torcida continua aqui!!!!!

3:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Massa essa sua idéia. Sobre o assunto de navegações, existe procure por relatos de viagens. O "Naufrágios e Comentários" do navegador Cabeza de Vaca é bem interessante e vale à pena ler. Apesar desses relatos se situarem num período anterior à clássica pirataria, é interessante ler sobre a visão do explorador frente a um mundo novo.

Sobre sites da internet, creio que você já conheça, mas em todo caso aí vai http://www.chenowith.k12.or.us/TECH/subject/social/explore.html.

Se quiser trocar mais algumas idéias, só escrever pelo orkut ou pelo e-mail(wigstoon@yahoo.com.br)

Um abraço
Roman Schossig

3:39 PM  

Postar um comentário

<< Home