Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, maio 22, 2006

Cartas de Deus

Estava folheando o jornal hoje pela manhã, quando me deparei com uma reportagem interessante: o lançamento de um livro que contém uma série de cartas escritas por JRR Tolkien ao longo de sua vida.

Antes de dispararem criticas quanto ao titulo do tópico, me refiro a Deus uma vez que cada escritor é pelo bem e pelo mal, Deus dos mundos que cria. É o escritor quem ergue montanhas e afunda continentes e decide, em parte, o destino de seus personagens.

O que me chamou a atenção é a forma como Tolkien, muitos anos antes da geração Internet, ja discutia em suas cartas temas comuns nos dias de hoje, deixando registrado suas idéias, sentimentos e opiniões.

Acho fantástico a possibilidade de "subir no ombro de gigantes, para poder ver o mundo de forma mais ampla", ou seja, saber e conhecer que todo escritor tem de se dividir em dois papéis distintos, o de Deus e de ser humano mortal.

Certa vez li na internet um trecho da biografia de meu autor de cabeçeira e grande mestre inspirador (Frank Herbert) é é incrivel ver tudo o que ele passou antes de ter seu livro consagrado e de ser reconhecido. Parece que todo grande escritor passou por momentos complicados, o que talvez explique a sua necessidade de criar novos mundos para onde escapar algumas horas por dia.

O objetivo desse blog foi e sempre será o de registrar meus pensamentos, minhas idéias e meus percalços em busca do sonho de ter um livro publicado. Eu até poderia usa-lo para contar partes das minhas histórias ou descrever o mundo que criei, mas sinto que esse ainda não é o momento para isso.

Talvez os leitores achem entediante um escritor que se preocupa em falar de si mesmo, mas sinceramente não é isso que quero aqui. Não pretendo escrever uma auto biografia, mesmo porque considero isso o topo do narcisismo humano (salvo rarissimas execções). Mas quero sim deixar registradas algumas idéias e pensamentos e quem sabe usar isso para algo útil no futuro.

2 Comments:

Blogger Ana said...

Eu acho ótimo que você faça e partilhe conosco esse "diário de bordo". Eu faço isso, às vezes, na Estante Mágica (e também nos meus cadernos particulares). Vários escritores têm ou tinham esse hábito, incluindo os grandes Italo Calvino e Umberto Eco.

Depois de algum tempo, olhando (lendo) para trás, vemos o quanto já percorremos, o quanto nossa escrita já sofreu transformações e como nossos roteiros se alteraram... enfim, vemos as obrigatórias aquisições de nossa bagagem. Isso nos dá uma sensação de concretude que, pela sua qualidade mutável, o texto de ficção nem sempre consegue dar.

Prossiga registrando suas impressões! Vale a pena.

Abraços,

Ana

10:34 AM  
Blogger Marti said...

Leremos.

10:50 PM  

Postar um comentário

<< Home