Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, maio 15, 2006

O que é Fantasia afinal???

Esse post surgiu inspirado em uma discussão muito interessante que tive no orkut, na comunidade sobre escritores de Fantasia.

É comum associarmos a Fantasia automaticamente a temática Medieval (tanto que essas duas palavras em geral vem juntas), mas após a discussão na comunidade, acabei por perceber que isso esta muito longe da verdade.

Eu nunca havia parado para pensar nisso, mas uma avaliação mais fria mostra que a fantasia pode variar de Senhor dos Anéis a Harry Potter.

Alguns argumentaram que uma história só pode ser chamada de fantástica caso se passe em um mundo totalmente imaginário, outros de que são os elementos da história que fazem isso.

Como o meu foco de escrita é a chamada fantasia medieval, eu costumo dividi-la em dois aspectos diferentes, que chamo de Alta e Baixa Fantasia.

A Alta Fantasia é, na minha opinião, aquelas histórias aonde não existem limites para o que é possivel. A magia é comum e corriqueira, fazendo com que magos de todos os tipos arremessem bolas de fogo a esmo com a facilidade com quem trocam de chapéu. Os deuses em suas armaduras sagradas vivem em guerras épicas e milenares, apresentando-se em corpo e alma para seus seguidores. A física é um detalhe a ser ignorado enquanto os heróis são tão virtuosos e corretos que parecem falsos até mesmo para um mundo nesse tipo.

Como vocês devem ter percebido, eu não sou um grande fã dessa "Alta fantasia". Eu acho ela cansativa, repetitiva e monótona. Por que raios os deuses nunca se entendem antes de sair por ai destruindo o universo? Qual a graça em acompanhar um herói que sempre vai se dar bem, enfrentando um vilão que é mal simplesmente "porque gosta de ser mal".

Eu busco centrar meu trabalho no que denomino Baixa Fantasia. A magia é sutil e rara, e quando posta em uso possui efeitos realmente devastadores. Os deuses pouco interferem na vida dos seres terrenos, sendo que quando o fazem, buscam ser discretos e sutis. As leis da física podem até ser ignoradas, mas não basta dizer que "isso é assim por que é mágica", esse tipo de argumento costuma não me convencer por completo.

Gosto de criar tramas políticas, de ter personagens com defeitos e vícios e de criar vilões que tem o seu ponto de vista e que pelo bem ou pelo mal tem suas razões para agirem da forma como o agem.

Sou favorável que haja espaço para todos os tipos de histórias, afinal existe todo o tipo de gosto. Mas se algum dia vocês tiverem a oportunidade de ler um de meus livros, já saibam que tipo de leitura podem esperar.

1 Comments:

Blogger Ana said...

Cláudio, algo me diz que gostaremos das histórias um do outro. Meus personagens são tudo menos maniqueístas. E até meu atual protagonista é um mago super low-profile. :)

Aquela discussão foi alto nível mesmo. Gosto da comunidade em que aconteceu, pois as pessoas são sérias e sabem debater. Valeu a pena.

Postei na Estante sobre um personagem que muito influenciou meu trabalho. Se puder, passa lá, OK?

Abração

Ana

10:52 AM  

Postar um comentário

<< Home