Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, maio 01, 2006

Fantasia no Brasil

Estava outro dia pensando sobre como os autores de fantasia no Brasil as vezes são criticados. Muitas vezes vemos puristas nacionalistas nos dizendo que deveriamos escrever usando o nosso folclore como pano de fundo e não as mitologias "importadas" de outros países.

Eis que pergunto: Por que esse medo daquilo que vem de fora? Por que nos fecharmos em nossa própria xenofobia ao tentar criar obras originalmente nacionais?

Não tenho nada contra aqueles que fazem uso do nosso folclore para escrever suas histórias (Monteiro Lobato é um exemplo bem sucedido de escritor que usou o folclore Brasileiro para criar histórias maravilhosas), mas também acho errado aqueles que dizem que escrever sobre Orcs, elfos etc.. é simplesmente cópiar Tolkien ou que "O Brasil não teve uma época medieval, não faz sentido escrever sobre isso"

Se formos analisar esse argumento, os EUA também não tiveram uma idade média e no entanto este é um movimento que possui força por lá. São incontáveis os grupos de recriação medieval (SCA, Nero, Dragohir) que não se preocupam com esses detalhes técnicos ao criarem suas histórias.
Vale lembrar também que os maiores escritores de fantasia estão nos EUA (Margareth Weiss, Tracy Hickman, R.A Salvatore) e que seu folclore e história nunca os impediu de escrever sobre a idade média fantástica.

Lembro de uma ocasião quando li um livro de fantasia baseado no folclore Brasileiro e me foi pedido que desse uma opinião sincera se aquele livro deveria ser ou não publicado. Ao ler a história eu a achei péssima O autor utilizava do folclore para escrever sua história mas nem por isso foi capaz de prender minha atenção. Li até o final por pura obrigação e dei minha opinião. Tempos depois o livro veio a ser publicado e até onde sei nçao vendeu quantidades muito expressivas, mas isso é outra história. .

É claro que essa pode ser apenas a minha opinião e que talvez eu esteja sendo muito crítico aqueles que escrevem o que chamam de "fantasia nacional", mas acredito que o que faz uma boa história de fantasia não é qual cultura você usa para basear seu mundo, mas sim a forma como você cria a trama, como faz que seu leitor se identifique com o personagem. Se você criar um personagem que pareça alguém que você conheceria, alguém com quem gostaria de passar algumas horas então o papel esta cumprido e você criou algo que atrai seu leitor. Espero estar fazendo isso.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gosto do folclore britânico e não há nada que alguém diga sobre patriotismo que me faça deixar de gostar. Fantasia é fantasia, foda-se de onde vem. u.u

Essa obrigação de só falar do que é brasileiro é um saco! Se eu quiser falar, eu falo, mas e se eu quiser falar da Sherazade, vão achar ruim??

Isso me parece mais papinho de colonizado frustrado, isso sim. Ninguém ía falar nada se fizessem um livro com elementos do folclore eslavo, mas como é o europeu, dos colonizadores malvados, não pode, é feio! É ser baba-ovo! Ah, se foder, viu!

10:59 PM  
Blogger Mari - Ceres said...

eu adoro Tolkien!!

e como boa rpgista q joga d&d quase toda semana, nao podia ser diferente.

E concordo com vc, se a historia é bem escrita não faz diferença se o personagem principal encontra o saci ou um orc.

O único "problema" q eu vejo é q realmente é um folclore já bastante explorado, fica difícil criar coisas novas e q surpreendam dentro desse folclore. Já com o folclore brasileiro, nunca fizeram uma historia estilo tolkien (ao menos eu nunca vi), na qual o folclore é muito mais q background.

mas eu acho besteira dizer q só pq é brasileiro tem q escrever sobre isso ou aquilo! Acho q a gente devia ter um foclore da Terra, misturando tudo! Q tal? rs! ;o******

8:56 AM  
Blogger Marti said...

Com certeza você está.

=)

4:02 PM  
Blogger Ana said...

Oi, Cláudio, tudo bem?

Concordo inteiramente com seu pensamento. Por que, só por sermos brasileiros, temos que escrever sobre iaras e curupiras?

Os meus livros têm a ver com Mitologia Nórdica, com vários períodos da Idade Média, com a civilzação islâmica, a Pré-História, os índios... e tudo se mistura num universo que até agora todos acham plausível. É isso que vale.

Beijos

Ana

5:17 PM  
Blogger Unknown said...

Eu bem sei de quem vc está falando.^^

Mas concordo. Tanto na Fantasia, quanto naFC o que importa é fazer algo que toque os leitores, e se pra isso será um curupira ou um elfo tanto faz.:)

6:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Cláudio! Me chamo Emanoelle .Entendo perfeitamente o que você diz. Estou escrevendo um livro de fantasia, e me sinto um tanto quanto acuada ao ver como esse gênero é tratado no nosso país. Meu projeto é uma sopa cultural com mitologia nórdica, folclore brasileiro, cultura oriental ,européia, enfim, uma sopa. Mas aproveito a chance para falar de outra coisa que incomoda.Me sinto desconfortavel também pela insistência que os brasileiros têm de ver fantasia como um gênero infanto-juvenil... Na Europa, EUA, Ásia esse é um gênero que envolve todos os tipos de pessoas e aqui ainda se tem esse tabu...
Enfim boa sorte pra nós pobres peixes florescentes nesse mar escuro! Se quiser entrar em contato poderíamos bater um papo quem sabe, aliás isso vale pra todos!... meu e-mail: emanoelleall@gmail.com

12:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

a melhor obra de fantasia nacional com certeza e a pedra do reino do suassuna.e uma rapsodia bem diferente e tem aquele lance de misturar o erudito de portugal com a cultura do nordeste isso e foda cara.nao e aquele folclore careta e chato.fico imaginando como seria jogar um rpg dessa parada.

3:56 PM  
Blogger Daniel Bittencurd said...

Bom eu também estou escrevendo um livro, sabe e o meu livro mostra tanto quanto cultura brasileira quanto celta, grega, nórdica egípcia entre outros, estou muito feliz de ver que hoje em dia existe muitos novos escritores da fantasia e tb de outros gêneros brasileiros, acho que daqui a alguns anos a literatura brasileira vai ser muito mais valorizada do que e hoje tanto aqui no Brasil quanto lá fora, pois vamos combinar que a gente tem muita, mas muita capacidade de criar histórias ótimas, como eu vejo em vários livros de fantasia, eu tb concordo plenamente com seus pensamentos acho sim que temos que dar valor ao nosso pais e claro! Mas essa história de usar somente cultura brasileira e nada a ver mesmo, o mesmo acontece com a data comemorativa DIA DAS BRUXAS, pois muita gente fala que e estrangeirismo e tal e ate criaram o dia do saci que eu achei meio estranho, agora pq esse medo de coisas estrangeiras lá fora se os editores entre outros só dão valor a escritores estrangeiro? então acho que está totalmente certo com isso.
:)

3:57 PM  

Postar um comentário

<< Home