Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, julho 03, 2006

Inspirações Históricas

Aproveitando o post sobre as inspirações arquitetônicas, lembrei me de algo que muitas vezes me deu excelentes idéias para escrever. A história humana em si

Sempre fui um apaixonado por história e para mim poder estar em lugares que foram palcos de grandes eventos é muito emocionante.

Lembro-me de uma viagem que fiz a Portugal e da ansiedade em conhecer a famosa Escola de Sagres. É verdade que fiquei um pouco desapontado quando ao chegar lá descobri que não havia nenhum prédio, museu ou algo semelhante; apenas um grande muro cercando uma área vazia.
Ainda sim essa área fica no topo de um grande penhasco, sendo que é possivel observar-se o mar lá embaixo. Me debrucei sobre uma mureta de pedra e fiquei olhando para o horizonte, imaginando aqueles grandes navios a vela indo e vindo no curso da história.

Isso sem dúvida me inspirou muito e ajudou a compor, no futuro, o que seria o mundo onde se passam as minhas histórias. Porém, mesmo a história vista pelos livros ou em programas de televisão pode ser excelente fonte de inspiração.

Apenas para dar um sabor ao que estou falando, posso adiantar que em meu terceiro livro, um relato sobre a luta da independência de um povo, haverão três referências a serem usadas como fonte de inspiração. A primeira é uma "folk song" irlandesa da época da Revolta da Irlanda (1798) ,a segunda é o natal celebrado nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) e a terceira e última será a Guerra da Secessão (1861-1865)

Além disso, no livro que estou escrevendo atualmente, tenho usado muitas referências da época dos descobrimentos e da era de ouro da pirataria (séc XVIII). Entre os livros de referência que estou usando estão duas obras do escritor E. San Martin (ambas comentadas em posts anteriores) sendo que aguardo ansioso o lançamento de seu terceiro livro: "Bucaneiros na América"