Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Avançando na História

Vocês devem ter lido no post intiulado "Escrevendo com Baixa Tecnologia" apresentei uma idéia que tive para um livro ambientado muitos anos no futuro de meu mundo. Hoje estava pensando sobre isso e acabei me vendo em um grande dilema, contar uma história em uma época muito a frente da atual.

O mais curioso é que eu fui um crítico feroz dessa politica quando meu autor de cabeçeira, Frank Herbert, resolveu adotar uma mesma postura. Em sua transição do livro "Os Filhos de Duna" para "O Imperador Deus de Duna", FH avança mais de mil anos no tempo, transformando tudo aquilo que tinhamos por familiar em pó. Eu não gostei nada disso na época (e não gosto muito até hoje), mas me vejo em uma situação semelhante.

Não que escrever uma história ambientada 500 anos ou mais da atual me impeça de voltar atrás e escrever novas histórias no tempo atual, mas comecei a pensar o que acontece quando seus personagens, aqueles com quem você conversa e interage passam a se tornar histórias em seu próprio mundo. O que as gerações futuras pensarão dos lideres de hoje e como isso irá influenciar o mundo do amanhã.

Fico ansioso só em pensar a começar a escrever algo assim, em contar uma história em um mundo ao mesmo tempo tão estranho e tão familiar. Vamos ver o que acontece, quem sabe em um futuro distante algum leitor meu não publique em seu blog a mesma critica velada que fiz ao meu mestre inspirador

1 Comments:

Blogger Ana said...

Cláudio, acredite: é o maior barato. Eu tenho esboços para histórias que serão ambientadas 80, 100 anos depois das que escrevo atualmente... os personagens lêem livros escritos por Anna de Bryke e existe uma estátua em Pwilrie que homenageia Cyprien.

Acho que em tudo existe continuidade, como entre os nossos escritos e os daqueles que foram nossa inspiração. É bem legal, como exercício, você pensar na imagem legada pelos mais antigos aos mais novos.

Se você puder, gostaria que desse um pulinho na Estante Mágica e deixasse sua opinião sobre o post, está bem?

Abração,

Ana

11:12 AM  

Postar um comentário

<< Home