Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Personagens Femininos I - Vivenciando a Personagem

Mais uma vez o Orkut me surpreende e adianta um assunto que estava preparando para tratar aqui com vocês. A comunidade Escritores de Fantasia e seus membros tem sido muito importantes para me auxiliar em levantar diversas questões sobre as dificuldades em ser um escritor.

Eis que outro dia eu vi um tópico sobre as dificuldades em criar e desenvolver personagens do sexo oposto ao autor, tópico esse que chamou minha atenção imediatamente. Particularmente eu tenho achado fascinante empreender essa viagem através do sexo feminino, escrevendo e criando personagens tão diferentes de mim mesmo.

Não é segredo que meus personagens são algumas vezes auto biográficos e outras tantas inspirados em pessoas reais. Minha personagem, Colleen, surgiu quase que por acaso e foi ganhando força na minha imaginação ao longo do tempo.

Minha primeira experiência com a Colleen foi um personagem sem compromisso em um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) chamado Neverwinter Nights. Nesse jogo em particular, havia um foco muito grande na interpretação da personagem, sendo que subir niveis caçando monstros a esmo eras proibido. Foram quase dois anos de sessões de jogo quase que diárias onde pude lentamente desenvolver toda a personalidade da personagem que agora existe.

Semelhante a um "workshop" feito por atores quando pretendem interpretar um determinado personagem em um filme, o jogo serviu para descobrir Colleen como um ser humano com suas qualidades e defeitos. Ali ela se revelou uma pessoa sarcástica, que abomina o luxo e os protocolos e que não admite ser inferiorizada frente aos outros. Durante esses dois anos ela tripudiou sobre cavaleiros galantes de armadura brilhante, disputou em pé de igualdade com anões beberrões quem seria capaz de beber mais sem cair (ela revelou assim que tinha alguns problemas com álcool) e por fim ainda se mostrou uma lider e companheira fiel de seus amigos de jornada, nunca tendo deixado nenhum deles para trás.

Outras pessoas e seus personagens acresceram ainda mais a personalidade dessa personagem, tornando-se também protagonistas coadjuvantes em sua história. Assim surgiu a impetuosa Lauren, mestre em armas e braço direito de Colleen e a doce e pequena Katherine, uma criança sem tempo de ter uma infância.

Esse workshop me foi fundamental para transformar Colleen de um nome em uma pessoa real e assim como foi feito com Jonathan, fez com que me apaixonasse pela oportundiade de contar sua história. É muito gratificante quando um personagem seu se torna tão intimo que lhe parece que o conhece a anos e que seria uma pessoa com quem apreciaria passar algumas horas.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meu, eu imagino o quão difícil deve ser escrever sobre o sexo oposto. Eu já acho difícil escrever sobre um personagem do mesmo sexo que eu!!!
Mas pelo que tenho acompanhado nos últimos meses (sim, leio seu blog a meses, mesmo que anonimamente) eu estou vendo que está tirando de letra! Pelo que vi, nesse seu caminho aconteceram coisas bioas e ruins (como o primeiro não). mas vi que vc superou super bem tb.
Continue assim, empolgado, tirando tudo de letra, e principalmente CRIANDO!!! Vc sempre criou MUITO bem. Sua imaginação vale ouro.
Não desanime, meu amigo, vc conquistará o seu espaço.
Eu estou ancioso para por as mãos em seu primeiro livro, como lhe disse ao telefone a uns 4 meses, eu quero ter o prazer de comprá-lo em uma livraria, e eu tenho certeza de que eu irei comprá-lo.
Parabéns pela perseverança. Pode ter a certeza de que o seu "fiote" aqui está torcendo muito pelo "painho" dele.
Abração!

11:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sempre um prazer ler seu diário, tão bem escrito e cuidado...

Ler a respeito de suas personagens femininas, o processo criativo envolvido e a sua jornada como escritor me faz pensar:

Quando terá a coragem de dedicar um livro à vida de Lauren, a Mestre de Armas conhecida nos sete mares por ter chutado a bunda da famosa Capitã?

;)

1:27 AM  

Postar um comentário

<< Home