Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Personagens Femininos II - Psicológico X Belo

Prosseguindo no tópico da semana retrasada sobre os personagens femininos, não posso deixar de fazer referência a discussão muito produtiva que tive sobre o assunto no Orkut. No último post você soube como eu construi minha primeira grande personagem feminina e como ela serviu de inspiração para tantas outras.

A grande questão a ser levantada agora é: Como criar um personagem do sexo oposto que seja verossimel?

Eu já disse aqui antes que sou um escritor bastante experimental (leia o post Experimentando Sensações) e que esses experimentos me ajudam a colocar no papel coisas que desconheço. Interpretar uma personagem feminina em um jogo foi sim uma forma de experimentar essas sensações, sentir como era o contato social uma vez que muitos jogadores não sabiam quem estava por trás do personagem.

Durante a discussão surgiu a questão sobre se podemos suplantar o conhecimento técnico ou cientifico (no caso um estudo mais aprofundado do sexo feminino) pela licença poética e criativa, dando uma maior importância para o belo do que pelo real.

Minha opinião sobre o assunto esta no meio termo da discussão. Como escritor de fantasia, enfrento diariamente o desafio de escrever sobre coisa que nem sempre podem ser explicadas pela "ciência". Isso faz parte do trabalho de qualquer escritor do gênero que muitas vezes se vê obrigado a criar novas leis para acomodar suas idéias.

Por outro lado, não gosto da idéia de que o único compromisso do escritor de ficção seja com o belo e o estético. É claro que o escritor deve se preocupar em transmitir seu mundo de forma a fascinar o leitor, mas eu acredito que se não houver um pouco de estudo sobre aquilo que se quer passar, essa descrição se torna vazia.

Fico imaginando como seria para uma leitora do sexo feminino ler sobre uma personagem de seu sexo, buscar uma identificação e encontrar apenas clichês ou conceitos pré concebidos. O personagem pode ser belo em toda sua natureza, mas se o autor não tiver vivenciado ou mesmo estudado alguma referência, o personagem será muito irreal.

É claro que eu não vou viajar ao alaska quando quiser descrever um ambiente frio ou dissecar um animal para entender sua anatomia e poder melhor descreve-lo. Não tenho a intenção de escrever artigos para uma revista cientifica e sim de criar histórias que cativem o leitor e o façam viajar por algumas horas.

Nem tanto a Deus ou ao Diabo, acho que o equilibrio esta no meio.

1 Comments:

Blogger Ana said...

Oi, Claudio! Tudo bem?

Pois é... Como disse lá no Orkut, tenho andado sumida. Culpa da BN que agora, além de tudo, resolveu instalar catracas. Não vejo longe o dia em que realmente precisarei passar aqui 8 horas diárias, o que, para minha vida pessoal (inclusive meus compromissos de mãe) será um transtorno inenarrável. Mas vamos esperar pra ver o que acontece.

Li seus posts anteriores e concordo com você. Não precisamos ser "científicos", mas nos ater simplesmente à estética tornaria os textos vazios de significado. É preciso a gente acreditar no que escreve, ter algo a dizer que valha a pena ser dito e se empenhar em dizê-lo de forma tão agradável como verdadeira. Pelo que percebi, você está no caminho certo.

Legal saber que a Ana Beatriz inspirou sua protagonista. O João, meu marido, se parece com os meus heróis (Cyprien e Kieran) em uma coisa fundamental: ele é extremamente leal à sua família e atua para ela como um protetor. Já a Anna do Castelo das Águias seria uma Ana Lúcia mais jovem e dentro de um contexto em que tivesse realizado todo o seu potencial.

Gostaria que desse um pulo na Estante e visse uma idéia que tenho para quando acabar o livro 3. É meio boba, mas talvez dê certo.

Abraços, boa semana!

10:55 AM  

Postar um comentário

<< Home