Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Personagens Alheios

Algumas pessoas dizem que a tarefa de criar personagens para uma história é uma das partes mais desafiadoras do oficio de escrever. Eu não poderia concordar mais, já que é realmente dificil transformar um amontoado de palavras em uma pessoa verossímil que você acreditaria poder conhecer ao dobrar a esquina.

No entanto, apesar de criar muitos personagens, tenho de admitir que nem todos eles saem das profundezas da minha imaginação. Muitos deles tem caracteristicas inspiradas em pessoas reais, seja na aparência, seja no modo de agir ou falar. Só para citar alguns de meu livro: Colleen (inspirada na minha amada), Arkânis, Gregório, Jonathan, Marcos...todos eles foram inspirados em pessoas reais.

Existem alguns casos também onde utilizo personagens criados por outras pessoas (com a devida autorização é claro), porém em um contexto diferente. Para explicar essa história vale lembrar que durante um ano eu joguei Neverwinter Nights em um servidor de interpretação. Esse periodo além de ser uma forma ótima de aliviar o stress noturno, serviu como laboratório (semelhante ao que fazem certos atores) para o personagem do meu livro atual. Durante esse periodo, esse personagem conheceu outros personagens interpretados por outras pessoas e com eles se relacionou (para bem ou para o mal) o que acabou por moldar sua personalidade.

Ontem mesmo estava escrevendo uma cena e me lembrei de um desses personagens. (no caso este era controlado pelo mestre). Mandei uma mensagem via MSN para ele perguntando o nome desse personagem. O que eu até entáo não sabia é que esse personagem havia sido criado por esse mestre e não que fazia parte do módulo em si.

Ele ficou feliz e me autorizou de bom grado a usar este e outros personagens de sua autoria em minhas histórias. É claro que esses personagens entrarão em um contexto diferente, terão suas histórias modificadas, mas eu sempre respeito a forma como eles agem e como eram interpretados.

Para mim, usar um personagem alheio, respeitando criador e criatura é também uma forma de homenagear quem o criou.

Só não esperem ver um menino inglês de cabelos negros e óculos redondos chamado Harry Potter em meus livros. Isso é plágio e algo bem diferente. Eu nunca uso personagens da literatura (seja de autores vivos ou mortos), pois esses personagens já possuem seu próprio universo e não faz o menor sentido arranca-los de lá.

2 Comments:

Blogger Babi said...

Ahhhhhhhhhhhh..... vc tirou a minha última esperança de ver Potter e vassouras no seu livro. Hahahaha... brincadeira!

Por falar nele, preciso lê-lo. Mas as coisas continuam corridas. Quando essa rotina mudará?

Beijos!

10:18 AM  
Blogger Bruno Canato said...

Eu discordo. E Liga Extraordinária? O "tchans" é a idéia de pegar os personagens de universos já fechados e colocá-los juntos.

11:57 AM  

Postar um comentário

<< Home