Diário de bordo

Sou um escritor iniciante, cuja a maior paixão é mexer com a imaginação e as emoções das pessoas. Como um eterno viajante, passo a vida navegando por mundos imaginários e vivendo aventuras sem fim. Criei esse blog inspirado em alguns escritores profissionais que relatam seu dia a dia, suas dificuldades e experiências em criar universos fantasticos. Acompanhe-me nessa viagem, mas tenha cuidado; Uma vez que se deixe levar pela fantasia, não há mais volta.

sábado, dezembro 17, 2005

A Maldição do Ddones

Não consigo imaginar um nome melhor para essa verdadeira praga virtual que tem se espalhado por toda a Internet.

Para aqueles que ainda não tiveram a infelicidade de se deparar com isso (e acho que são poucos) o chamado Ddones é uma "linguagem" de Internet que visa facilitar a comunicação entre as pessoas abreviando palavras e trocando letras produzindo um verdadeiro caos gramatical.

Se já não bastasse ver isso nas comunidades do Orkut e nas salas de chat, hoje descobri um individuo que esta fazendo isso com Machado de Assis. Ele criou um blog e esta "traduzindo" Memórias Póstumas de Brás Cubas para essa linguagem. A justificativa estão as nas palavras do próprio tradutor:

Nguem hj em dia tem sako d ler esse portugues inteiro. As psoas abreviam, vaum direto ao pt. Jah fzem isso no Telecine, em legendas d filme. Eu soh vou inaugurar ste segmento na literatura. Jah fiz o maxado e tenho aki p/ mostrar pros interessados. Stou procurando uma editora p/ m bancar. Dah p ganhar dinheiro com isso, kero vender livros em ddones

Espero sinceramente que esse tipo de coisa não vire realidade. Dizer que ninguém tem saco de ler "esse português inteiro" é nivelar por baixo e estimular as pessoas (especialmente as crianças) a escrever errado.

Esta certo que a proposta desse Blog não é política, mas como escritor precisava expressar meu descontentamento em ver algo desse estilo. Sinceramente, se alguma editora publicar algo nesse estilo a minha vontade é quebrar minha pena, rasgar meus textos e ir me embora pra Passargada, porque com certeza será o inicio do fim do mundo.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu abrevio algumas coisas , e minha dislexia esta aumentando realmente devido a isso ( como escrever "q" ao invés de "que" num relatorio para faculdade).
eu aceito abreviações simples como acentos e etc, mas odeio quem escreve AXIM e abrevia td, pq eu nao consigo ler!

e adorei seu blog! =))))

3:49 PM  
Blogger Bruno Canato said...

Não acredito tanto neste "escrever errado".
Valorizo mais a concatenação de idéias. Conheço quem entenda de ortografia e gramática que é uma beleza, mas na hora de confeccionar um texto, uma desgraça.
É possível, entretanto, que este ddones, ou seja lá o que for, configure-se como linguagem paralela... Depois continuo.

1:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho feio e difícil de enteder.
Não dá pra imaginar o impacto disso hoje, visto que é uma tendência nova nas línguas em geral, em função da Internet e das ferramentas que ela disponibiliza.
Na pior das hipóteses, se configurará como linguagem paralela, assim como o Latim na época romana: Sermus Classicus ou Erutitus (forma clássica), Castrensis (Técnico - no caso, do exercito romano), Vulgaris (coloquial ou familiar)e Rusticus (forma pobre da língua).
Já deu pra perceber onde ficaria esse tal de ddonês?

6:14 PM  

Postar um comentário

<< Home